Qual o melhor método para organizar a casa?
Minimalismo Organizado,  Organização

3 Métodos de Organização – qual o melhor?

Nos últimos 10 anos estudei e testei vários métodos de organização para aplicar na nossa casa. Hoje separei 3 métodos de organização para trazer aqui para o Minimalismo Organizado. Nesse artigo, apresento alguns pontos sobre cada um desses 3 métodos de organização (Kondo Mari, “Os 7 Passos da Organização” e Fly Lady) e digo qual sugiro que você aplique e teste em sua casa.

Já perdi as contas dos benefícios que tive (e tenho) por começar a buscar uma vida mais simplificada e organizada. Anteriormente já falei disso aqui e também lá no Instagram @minimalismoorganizado , afinal, foram muitas as transformações para minha vida e da nossa família desde então.

É até engraçado ouvir minha tia Marineide comentar comigo “quem diria, minha filha”. Ela diz isso porque nem sempre fui uma pessoa organizada.

Mas, uma hora, por destino ou por necessidade, encontrei prazer em aprender sobre Organização.

Sim, porque apesar de muita gente ter sido organizada desde sempre, organização é uma habilidade que podemos aprender, seja para aplicar na nossa casa, no trabalho, ou ainda nas finanças…#organizacaotransforma !

Como tudo começou:

Primeiro foi a leitura do livro da Mari Kondo que começou a despertar essa vontade. Isso aconteceu mais ou menos entre 2015 e 2016.

Depois tantos outros livros vieram na sequência, sempre buscando aplicar a organização em todas as áreas. Por exemplo: “A arte de fazer acontecer”; “Casa Organizada”, “Menos é mais”…e muitos outros.

Por ter lido sobre vários métodos de organização e, consequentemente, ter aplicado muito deles em minha casa, separei os 3 métodos de organização que mais gostei para trazer aqui para você!

Então, vamos começar!

 

Método KondoMari.

 

Mari Kondo é a criadora do método. Ela é uma japonesa especialista em organização e, além disso, escritora de 4 livros sobre o tema. Mari Kondo já afirmou certa vez que seu método é parcialmente inspirado na religião xintoísta, inclusive, há informação que ela passou 5 anos como ajudante em um santuário dessa religião. Por certo, seu método sofreu influência das experiências que viveu.

Há alguns anos, Mari Kondo se tornou ainda mais conhecida depois a Netflix lançou uma série com seu método. Eu conheci o método entre 2015 e 2016, após comprar seu livro em uma livraria perto do trabalho e já assisti alguns episódios dessa série.

Foi então que todo esse interesse maior sobre Organização (e Minimalismo) começou em minha vida. Desde então, colho os benefícios desse eterno aprendizado.

Um ponto que discordo do método:

Todavia, depois de ter lido e aplicado outros métodos de Organização, discordo em alguns pontos dele. Só para exemplificar, discordo de ter que fazer toda organização de uma só vez. Contudo, entendo o motivo dessa orientação.

Entendo que essa parte pode ser por categorias.

Por exemplo, se você determinou que hoje vai organizar roupas (ou durante essa semana), só passe para outra quando concluir. Organizar por categorias é o que a Mari Kondo orienta em seu método, todavia, afirma que toda a organização da casa (e não só de cada categoria) deve ser feita de uma só vez. Acredito que isso podemos adequar a nossa realidade, não é mesmo?

Confira abaixo alguns pontos sobre o método KondoMari. método de organização kondomari

Separei 8 pontos do método KondoMari:

 

Arrume tudo de uma só vez. Quando for aplicar o método, planeje bem seu dia/semana para aplicá-lo de uma vez só na casa inteira.

Separe tudo por categorias, não por cômodos, pois isso facilitará observar tudo o que tem da mesma categoria e evitar que algum item passe despercebido.

Antes de organizar, descarte. Esse é o ponto em comum de todo método de organização, isso porque, não tem como fazer uma boa organização sem antes fazer uma boa triagem do que deve ou não ficar no ambiente.

Comece por itens menos importante, assim não desistirá tão fácil. Itens com valor sentimental forte devem ficar por último.

Pergunte-se: isso me dá alegria?

No método KondoMari as emoções são importantes. Se ao responder essa pergunta a resposta por “não”, significa que o item não será mantido.

Seja grato. Quando estiver fazendo a triagem, seja grato pela existência das coisas e o tempo que elas ficaram com você. Isso vale para os itens que ficarão e para os que serão descartados.

Tudo o que você precisa para organizar, você já tem. Sendo assim, observe seus espaços. Veja se há caixas que poderão ser reaproveitadas. Invista em dobras (no caso das roupas). Só depois é que você talvez precise adquirir algo, mas essa não é a prioridade do método.

Dobre do jeito certo. Fazer a dobra certa para as roupas serem melhor acomodadas, ocuparem menos espaços e também serem melhor conservadas. Esse também é um ponto forte do método KondoMari.

Um contraponto ao método:

Há uns meses vi um comentário de um pesquisador dizendo que o método não se aplicaria a brasileiros.  Isso porque os brasileiros não vivem a mesma realidade dos norte americanos (onde o método fez bastante sucesso).

Todavia, discordo, com todo respeito à opinião do pesquisador, pois, como sempre digo, toda leitura precisa passar por uma adaptação para nossa vida e realidade. Em outras palavras, devemos extrair o melhor dessa leitura, sem, contudo, desmerecer o conhecimento de quem a escreveu.

E sim, o método KondoMari é excelente e aplicável, mas para ele funcionar como explicado por ela, precisa ser seguido a risca. Apesar do nome do seu título mais vendido, “a mágica da arrumação” só vai acontecer se você implementar o passo a passo, não é?

E aí? Você já leu sobre o método KondoMari? Já assistiu a algum episódio da série no Netflix?

O 2° método de Organização que quero apresentar é: Os 7 Passos da Organização!

 

 

Método Os 7  Passos da Organização

 

No início desse texto comentei que já li bastante sobre organização e já apliquei vários métodos aqui em casa. Fiz isso a fim de testar o que mais se adequaria às minhas necessidades e valeu muito a pena. Sendo assim, o segundo escolhido entre os 3 métodos de organização é esse método super prático: Os 7 Passos da Organização.  Uma pena que hoje (05/01/2024) esse e-book não está mais disponível para venda.

E, por ter lido vários livros sobre Organização, tenho convicção de falar sobre o MANUAL DA CASA ORGANIZADA como um livro topo de lista dos que mais gostei, pois ele é prático, direto, eficiente.

 

Qual o diferencial desse método?

 

Trata-se de um método escrito por uma BRASILEIRA, MÃE de duas crianças, empreendedora, gente como a gente. Com toda certeza que sabe de todas as dificuldades que encontramos no dia a dia.

É livro para se ter sempre a mão, para uma revisão de passos quando “as coisas apertarem” sabe? Mas, ao mesmo tempo, seguindo o método “Os 7 Passos da Organização”, a organização se tornará um hábito.  Certamente a engrenagem da organização começará a girar!

Foi isso que aconteceu aqui comigo e vai acontecer com você também!! Então, confira abaixo alguns pontos que separei sobre o método “Os 7 Passos da Organização”.

 

Cozinha pequena

Separei  8 informações sobre o e-book e sobre o método 7 Passos da Organização.

 

Os 7 passos da Organização é o método criado por Vanessa Biondo para seu curso e que está disponível para todos também no Manual da Casa Organizada e que, infelizmente, não está mais a venda.

Seguindo os 7 Passos da Organização você vai conseguir organizar qualquer ambiente (comprovadamente!). Esse método servirá para tudo dentro da sua casa!

É um método focado no desenvolvimento de hábitos. Para isso, dá orientação de como será criado o hábito da organização.

Além de todo o método “os 7 Passos da Organização”, no Manual da Casa Organizada também há uma parte inteirinha dedicada à organização das refeições.

As listas apresentadas no e-book também são bastante úteis, pois assim sabemos o que é preciso fazer diariamente, semanalmente, mensalmente ou de forma sazonal. E já traz também um planner pronto para criar a rotina de organização, manutenção e limpeza da casa.

Uma grande vantagem que identifico no método “Os 7 Passos da Organização” é que ele é um método objetivo e prático. Além disso, foi desenvolvido por uma personal organizer brasileira e experiente da realidade dos lares brasileiros.

A praticidade do método também está no fato dele ser fácil de implementar. Uma fez compreendido, não fica complicado nem cheio de regras do que deve ser feito para que a organização funcione.

É organização sem mimimi.

Uma facilidade dele também é que está no formato e-book e pode ser acessado de forma super prática, tendo sempre a mão para quando precisar consultar. O meu já deixei no meu celular, pois gosto de reler como inspiração para as rotinas aqui de casa.

 

O 3º método de organização é o Fly Lady.

Método Fly Lady

 

Eu, particularmente, gosto muito do método Fly Lady.  Exatamente por gostar, não poderia deixá-lo de fora desses 3 métodos de organização. Hoje não sigo integralmente, mas há vários pontos dele que aplico sempre.

O principal ponto desse método que sigo é: não perder muito tempo limpando e organizando diariamente. Só para exemplificar, uso até um cronômetro para as tarefas do dia.

Inclusive, se você me perguntar qual o melhor método de organização que já testei, eu diria que fazer a junção do método “Os 7 passos da Organização” com o método “Fly Lady” é a melhor opção para quem quer organizar e manter a casa limpa. 

Exatamente essa junção, considerando a experiência adquirida nesses últimos anos, é o que aplico junto com as clientes em consultoria.

Isso porque, apesar de o método Fly Lady ser bastante famoso, vejo-o como uma rotina de limpeza, mais até que uma rotina de organização. É meu ponto de vista sincero dele, mas, entendo que não só precisamos ter uma boa rotina de limpeza, mas também uma boa organização prévia.

O pulo do gato!

Então, se eu puder deixar um conselho para você é que aplique, primeiro, o método “Os 7 passos da Organização” e faça a manutenção com o método “Fly Lady”.

 

Método Fly Lady é um dos métodos de organização que recomendo

Agora vamos a alguns pontos sobre o método Fly Lady e em seguida, onde você poderá o encontrar!

 

O método Fly Lady ou Sistema Fly Lady foi criado em 1999 pela norte americana Marla Cilley.

Fly é a sigla para Finally Loving Yourself ou “finalmente amando a si mesmo”. É uma forma de cuidar da casa sem que você tenha que fazer isso o tempo inteiro.

A ideia é que você crie um sistema e que ele seja leve e bem humorado.

Valoriza a importância das rotinas.

Você não precisa ser escravo/a de sua casa.

Marla Cilley faz a observação de que, apesar do nome, é um método para homens e mulheres que quiserem organizar e limpar a casa.

O método basicamente divide a casa em áreas/zonas e em cada uma das semanas do mês a atenção será para uma dessas áreas/zonas. Há os baby steeps que são pequenos hábitos diários por 31 dias para começar a criar hábitos.

Faça sua pia brilhar! Essa expressão é bastante famosa, mas quando se fala em “brilhar” é brilhar mesmo! Deixar a pia super limpa vai te animar de fazer isso por todo o restante da casa!

Onde encontrar o método Fly Lady

Oficialmente não existe site ou livro desse método/sistema em Português, uma adaptação dele ou tradução. Contudo, se você não souber Inglês ao ponto de conseguir ler na página dele, uma opção é usar o tradutor. O endereço do site é http://flylady.net/

É um método interessante porque coloca em evidência algo que sempre acreditei desde pequena: não precisamos passar tempo inteiro lutando contra a casa (limpando e organizando).

Devemos colocar o nosso bem estar em primeiro lugar (nosso e dos que amamos).

Isso de passar o dia inteiro, 7 dias da semana numa luta sem fim contra a sujeira e a bagunça, não é pra mim. Acredito que você também prefere ter uma casa limpa e organizada, mas, também e, principalmente, ter tempo livre para curtir você e sua família.

Nas missões do método Fly Lady há ideias como: recolha 27 itens para destralhar, limpar um local específico que muitas vezes esquecemos. Há também as dicas para cuidar dos hot spot (lugares que certamente você sabe que acumulam bagunça) etc.

E aí? Já conhecia esse método? Já aplicou na sua casa?

 

Qual o melhor método de organização que conheço?

 

Para concluir sobre esses 3 métodos de organização, quero reforçar a minha opinião no sentido de que aplicar o método “Os 7 Passos da Organização” juntamente com alguns pontos do método Fly Lady é o que recomendo.

Em primeiro lugar, organizar a casa utilizando um método usado por profissionais da organização (Os 7 Passos da Organização) e em  segundo lugar, fazer a manutenção da organização e da limpeza utilizando o método Fly Lady.

 

Qual o melhor método da organização

Além disso, recomendo igualmente prestar atenção aos sentimentos no momento em que estiver organizando, a fim de que perceba as razões de estar acumulando tanta desordem. Dessa forma você também estará colocando em prática um dos pontos do método KondoMari.

Percebe então que não há um melhor método, mas sim, a possibilidade de tirar o melhor de cada um e aplicar na sua casa?

Essa sugestão que dou é o que fiz e faço aqui na minha casa e por isso sei que funciona de verdade!

Você já conhecia algum desses 3 métodos de organização? Que acha de seguir minha sugestão de aplicar de forma conjunta o método “Os 7 Passos da Organização” + Método Fly Lady?

Acredite, essa dupla dá match!

Abração!

Kíria

 

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *