Menos é mais - Desafio
Minimalismo,  Minimalismo Organizado

menos é MAIS – Desafio de Novembro

Mais uma semana e vamos começar o Desafio menos é MAIS! Já falamos sobre finanças, já falamos sobre organização (se não viu, já sabe onde conferir!). Essa semana vou te fazer algumas propostas decentes para que a gente experimente uma vida mais intencional! Topa?

A primeira proposta que quero te fazer é que você analise se realmente precisa de mais espaço ou se você precisa de menos coisas! Tendemos a acumular e ao invés de revermos isso, buscamos construir um cômodo a mais em casa ou escolhemos nos mudar para um lugar maior, com mais armários para guardarmos mais coisas. E não muito tempo depois, estaremos novamente com o novo espaço abarrotado.

Frase sobre minimalismo Você precisa de menos coisas

Descobri que precisava de menos coisas quando eu e meu marido nos mudamos para Brasília e vivíamos em 25 m2. Lá, necessariamente precisávamos ter menos coisas. Mas, foi depois de conhecer o minimalismo que essa certeza ficou mais clara. Hoje estamos em um apto maior, todavia, ainda com os mesmos esforços e propósito de manter a quantidade “sobre controle”.

Então, para que você não precise, necessariamente, construir um cômodo a mais, mais um armário ou se mudar, vamos a primeira tarefa do Desafio menos é Mais!

 

1º Tarefa do Desafio menos é Mais

 

Vamos fazer um mini destralhe!

De tempos em tempos, promovo destralhes em casa e convido você a fazer o mesmo. Então, vamos fazer um pequeno destralhe essas semana? HOJE o destralhe é de mais 3 COISAS que você NÃO USA há mais de 1 ano (essa está fácil, não?).

Depois me conta… O QUE VOCÊ CONSEGUIU DESTRALHAR?

Cuida de fazer a destinação correta, ok? Se for doar, separe logo e doe. Se for vender, anuncie, se for algo inservível, descarte corretamente (olha sua consciência ambiental!).

Eu comecei esse destralhe semana passada, durante o Desafio da Organização, mas estou continuando essa semana e QUERO SUA COMPANHIA! 😄

Os MEUS 3 ITENS: revisar todas as canetas; lápis que tenho e reduzir pela metade (sim, tenho muitas ainda); Reduzir lençóis (tenho mais do que necessário ao uso e posso doar).

Por que vou destralhar as 397 canetas que tenho? (Não tenho tanto assim, brincadeira!). Não sei quantas tenho, mas sei que são mais do que preciso e ainda que as guarde para precisar “algum dia”, daqui para lá já estarão secas! Melhor deixar que alguém as use! Mesma coisa para os lápis (tenho de cores repetidas de quando eu tinha o hobbie de pintar, mas não faço mais isso!). E quanto aos lençóis, além de ocuparem espaço que poderia ser melhor aproveitado, poderá servir melhor a outra pessoa.

Esse EXERCÍCIO de ENTENDER o que é NECESSÁRIO manter e o DESTINO “feliz” de um item obsoleto é bem interessante para AJUDAR NESSE PROCESSO. Vai por mim! EXPERIMENTA fazer assim e SERÁ MAIS FÁCIL!

 

menos é Mais - a riqueza da simplicidade - vida simples - riqueza

2ª Tarefa do Desafio menos é Mais

 

Relembre um momento especial e busque viver mais momentos assim!

Há uns dias estivemos no sítio de uma amiga nossa, a Regina. Lá, antes de voltarmos para casa, tive uma experiência deliciosa: tomei o café mais gostoso que já tomei na vida. Cafézinho torrado na hora, vindo de um sítio vizinho, café fresquinho de verdade. O aroma do grão sendo torrado, depois sendo coado no coador de pano, servido numa mesa centenária e com um pedaço de queijo feito lá mesmo por eles. Uma conversa gostosa entre amigos queridos! Que riqueza!

Sem dúvidas, uma das mais especiais experiências “5 sentidos” que levaremos pela vida.

É isso que eu quero para a vida: poder ter esses momentos de conversa boa, de cafezinho coado sem pressa. Isso que é riqueza! A vida simples é rica!

Comenta aqui uma boa lembrança que você tenha de um momento simples e que é muito significativo para você! Que acha de buscar viver esse momento mais algumas vezes?

 

3ª Tarefa do Desafio menos é Mais

menos é mais - trate as coisas como elas são

 

 

Olha aí uma boa dica para facilitar seu processo de destralhe e desapego das coisas materiais: coisas são apenas coisas.

Isso é bom lembrar quando precisamos avaliar objetos que tem carga afetiva ou que relembram uma época que você viveu, mas que não tem mais nada a ver com você. Escolher quais objetos realmente podemos manter porque gostamos, porque usamos, e não porque foi um presente (e você não gostou ou não usa!) ou um objeto que foi de alguém querido ou de uma época antiga que não cabe mais na sua realidade.

Para exemplificar, você não precisa manter toda a coleção de pratos que foi de sua tataravó, não é mesmo? Ainda mais se essa coleção estiver guardada, empoeirada, no meio de tantos outros objetos sem uso.

Se você gosta mesmo de olhar aquela coleção (ou qualquer outra coisa), dê um local de destaque (ou uso) para ela. Lembre-se que essa coleção  não é seu ente querido, ainda que tenha pertencido a ele.

Você poderá vender, doar…tranquilamente, que as lembranças continuarão vivas aí dentro.

Pensar que coisas são apenas coisas é uma forma de simplificar o processo de decisão do que manter ou não. Da próxima vez que for destralhar e avaliar o que vai manter o descartar, lembre-se disso.

Mantenha o que te faz bem, o que te faz feliz e o que você usa. Se as coisas não são usadas, elas não tem nenhuma serventia. Apenas vão te dar mais trabalho em manter e ocupar espaço que poderia ser melhor usado!

A nossa terceira tarefa é essa: olhe para suas coisas como elas são e assim ficará mais fácil se desfazer muito além dos 3 objetos que sugerimos mais acima.

Mãos a massa! Quero ver você cumprindo essas 3 tarefas com louvor!

 

Dica de Leitura – Menos é Mais

 

menos é mais - dica de leitura sobre minimalismo

 

A dica de leitura para essa semana do Desafio menos é Mais é o livro da Francine Jay – Menos é Mais – Um guia minimalista para organizar E simplificar sua vida, publicado no Brasil pela Editora Fontanar. É uma leitura fácil, agradável, que apresenta de forma simples a filosofia minimalista e em seguida traça um plano de ação para simplificar sua casa e a organizar de maneira minimalista. Adorei essa leitura que veio complementar demais minha vontade de seguir no na construção do Minimalismo Organizado.

O livro Menos é Mais complementa a leitura do Casa Organizada (conheça AQUI)  e coordena meu posicionamento sobre organização e minimalismo. Inclusive, todo o conhecimento que venho buscando adquirir e praticar foram bastante solidificados após ter feito o  curso de  Personal Organizer.

Posso dizer que já até perdi a conta de quantos livros, sites, e diversas fontes sobre minimalismo e organização já estudei e busquei aplicar. E foi com a vontade de ajudar outras pessoas que o Minimalismo Organizado surgiu! Espero de coração que consiga passar um pouquinho disso tudo para você. Que nós possamos estar juntos nessa construção de uma vida mais simples, organizada e com tempo livre.

Uma dica extra que posso te dar é que quanto mais conhecimentos buscarmos sobre minimalismo e organização, mais entenderemos formas de melhorar nossa rotina, nossa organização doméstica e a disponibilidade de tempo livre para fazermos o que mais gostamos!

 

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *