Minimalismo não é radical - minimalismo e coleções
Minimalismo,  Minimalismo Organizado

Minimalismo não é radical.

Olá! Um dos princípios básicos do Minimalismo é buscarmos uma vida mais leve e sem amarras! Sendo assim, pensar de uma forma radical sobre o minimalismo é ir a contramão de seu conceito! Você pode querer praticar esse estilo de vida em todas as áreas, pode escolher algumas ou simplesmente entender que não é para você! E …tudo bem! Lembre-se: Minimalismo não é radical! Mas… se quiser manter suas coleções?

Inclusive, já falamos em Mitos sobre Minimalismo – Minimalismo não é… sobre esse “problema” de achar que o minimalismos é radical.

Primeiramente, o Minimalismo não é uma competição para saber quem é mais ou menos “minimalista”! Então, preciso te fazer uma pergunta: o que te impede de começar a conhecer esse estilo e experimentar os benefícios que ele pode trazer para sua vida ?

 

 

Estante de livros. Minimalismo. Minimalismo e coleções

 

Talvez o que te impeça de começar a buscar o minimalismo sejam as coisas que você gosta, como por exemplo, as coleções que tem e então, surge a próxima pergunta:

O que fazer com as coleções?

Essa imagem  representa algo que eu sempre desejei: muitos e muitos livros! Hoje prefiro os digitais ou fazer trocas de livros, emprestar, fazer com que o conhecimento adquirido com a leitura circule por mais mentes!

Uma pergunta que me fazem com frequência é quanto ao número de coisas (coleções, por exemplo) que devemos ter (ou não) para começar a praticar o minimalismo.

Resposta: não sei! Como poderia saber e mensurar algo que diz respeito a outra pessoa?

A proposta que sempre faço a quem quiser começar a conhecer e a praticar o minimalismo é repensar os sentimentos ligados às coisas. Além disso, é necessário avaliar o consumo e o tanto de esforço para adquirir bens materiais e mantê-los e, ainda,  o tanto de espaço que eles ocupam em sua vida.

A resposta a pergunta: eu preciso me desfazer de tudo que tenho? Não! Não necessariamente, mas mantenha o que te faz feliz e faz sentido! E mais uma vez aqui, lembre: Minimalismo não é radical (isso vira um mantra quando você passar a entender o conceito!).

Te convido a revisitar esse “tudo” para saber se ele cabe em sua vida, na sua rotina, nos seus propósitos! A depender da reposta, você o manterá ou não!

Você não precisa se desfazer de todas as suas coisas. Como sempre busco deixar claro é que seria proveitoso experimentar deixar a vida mais livre . Deixar a vida mais livre para ter mais tempo (e dinheiro) para promover experiências agregadoras! Essa é uma ótima ideia!

Quer deixar uma pergunta  nos comentários sobre o tema “desapegar” ou sobre as “dificuldades”? Pode ser qualquer dúvida sobre esse contato inicial com o minimalismo, fique à vontade, pois eu sei que encontraremos juntos alguma solução!

:*
K.

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *