Mitos sobre Minimalismo
Minimalismo

Mitos sobre Minimalismo. Minimalismo não é…

Olá! Na contramão de como normalmente é apresentado um conceito sobre minimalismo, nesse artigo vou te contar 3 mitos sobre minimalismo, provando que minimalismo não é um bicho de sete cabeças.

Provavelmente você já ouviu falar sobre o documentário lançado em 2016: Minimalism: A Documentary About the Importante Things.

O Minimalism: A Documentary About the Importante Things (Minimalismo: Um documentário sobre as coisas que importam, em tradução livre) foi produzido por Joshua Fields Millburn, Ryan Nicodemus e Matt D’Avella.

Ao assisti-lo por mais de uma vez e confirmo que o estilo minimalista sem dúvida faz muito sentido! Depois de assistir novamente esse documentário, confirmei o que não é minimalismo! Pensando nisso, separei os 3 mitos sobre minimalismo que mais escuto daqueles que ainda não entenderam o “sentido”.

No momento em que escrevo esse texto, “Minimalismo: Um documentário sobre as coisas que importam” encontra-se disponível no Netflix.

Eu poderia deixar uma resenha dele aqui, mas gostaria mesmo que você assistisse caso tenha interesse de conhecer um pouco mais sobre o assunto. Vale a experiência!

Mas se você estiver com muita curiosidade, ao final deixo um link para uma resenha bacana! 🙂

Então, como não vou fazer uma resenha falando sobre “o que é o minimalismo” – outro momento faço isso – , resolvi contar a vocês 3 coisas que o minimalismo não é!

Vamos lá?

1. Minimalismo não é desapegar de absolutamente todas as suas coisas:

Claro que não! Em primeiro lugar, a proposta do minimalismo é que as pessoas não sejam apegadas as coisas, nem tenham coisas além de suas necessidades ou que sejam inúteis!

O “praticar o desapego” e o “promover um destralhe” dos itens em casa e no guarda roupa são passos naturais para compreendermos o que tem utilidade ou não para que permaneça por perto.

Além disso, começar esse processo “destralhando” e desapegando de coisas materiais é mais fácil do que podemos imaginar, pois a medida que é exercitado, por dentro também ocorre necessária e contínua transformação.

2. O minimalismo não é contra o consumo

Vou repetir: o minimalismo não é contra o consumo. O consumo é sim necessário e importante para movimentar a economia! O que o minimalismo busca, afinal,  é evitar o consumo desenfreado e sem propósito. Todavia, não é contrário ao consumo.

Com o fim de exemplo, você precisa necessariamente trocar de celular a cada atualização proposta pelo fabricante ou o seu celular condiz com suas necessidades reais? O seu carro precisa ser substituído em poucos meses ou poucos anos por um modelo mais novo, mais caro e maior? Precisa?

Quantos sapatos, roupas e eletros domésticos são necessários para  definir um pessoa? E esses itens conseguem  definir uma pessoa?

São essas perguntas e tantas outras que precisam ser repensadas quando estamos frente as necessidades criadas por agências de publicidade e que muitas vezes não condizem com o que realmente precisamos. Nós devemos saber o que precisamos e não esperar que elementos externos digam.

Esse é um dos mitos sobre minimalismo que mais encontro por aí.

3. O minimalismo não é radical!

E se você quiser manter suas coleções de CDs, livros, ou de figurinhas? Ok! Você pode! Mas sinta-se feliz e entenda o que cada um dos itens de sua coleção significam para você e quais as sensações que eles lhe causam!

Além disso, minimalismo não deve ser imposto aos que convivem com você! Inclusive, cada um é livre para viver o minimalismo da melhor forma que lhe seja importante!

Não existem números exatos e só para exemplificar, ter apenas 1 cadeira, 1 calça jeans e 1 par de tênis não te faz mais minimalista que uma pessoa que, embora pratique o minimalismo, decida ter uma coleção de relógios caros.

E por vim, de bônus, te conto mais uma coisa que o minimalismo não é: minimalismo não é culto a pobreza. Digo isso porque é comum quando se conversa sobre minimalismo encontrar “críticas” a respeito disso. O minimalismo não é contra a riqueza, não, nem a favor da pobreza; minimalismo é a favor de que os recursos disponíveis e que você tenha acesso sejam usados com propósito verdadeiro.

Ter muito pouco não te dará o que você procura; ter muito também não. É necessário buscar o equilíbrio.

Mitos sobre Minimalismo  encontramos em diversos lugares, mas o que posso sugerir é que você viva o minimalismo não só da melhor forma para você, como também sem rótulos ou pressões.

Com a finalidade de ajudar, para você que chegou até aqui com alguns questionamentos deixo o link de uma resenha sobre o documentário  que mencionei acima, porque a sugestão para que o assista é muito sincera!

Cuidado, você pode se identificar bastante! 😉

Você poderá conferir a resenha nesse link:

Documentário “Minimalism”  – Vida Organizada

Até a próxima!

:*

K.ins

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *