Como encontrei o Minimalismo. Começando o Minimalismo
Minimalismo,  Minimalismo Organizado

Minimalismo – Como (me) encontrei

Olá! Se você se interessa pelo assunto ou simplesmente tem curiosidade, vou te contar sobre Minimalismo Como (me) encontrei. Inclusive, essa é uma das perguntas que mais me fazem e acho natural, pois no início, quando buscava entender melhor sobre Minimalismo, também queria saber sobre como uma outra pessoa tinha se tornado minimalista.

Como tudo começou!

Foi por volta de 2015 que encontrei o livro “A mágica da arrumação” da autora Marie Kondo. Já tinha ouvido falar, mas, sabe daquelas leituras que não te chamam a atenção até o momento em que elas farão algum sentido? Assim foi com esse livro.

Li e gostei muito! Considero o ponto inicial desse interesse que desde então comecei a desenvolver em relação a organização para deixar a vida mais prática e leve. A autora propõe que tenhamos apenas os objetos que façam sentido em nossas vidas e que nos tragam alegria. Todo o restante deve ser descartado. Bem na proposta “menos é mais”.

Organizar primeiro por fora!

Comecei a reorganizar a casa, mas não apliquei absolutamente todas as regrinhas nele sugeridas. Assim como toda leitura, penso que devo assimilar e praticar o que mais se adapta às minhas próprias necessidades. Digamos que pratico a mágica da arrumação “moderada” rs.

Não é um livro sobre minimalismo, necessariamente, mas foi através dele que comecei a abrir a mente para esse estilo de vida e a buscar adotá-lo em vários aspectos da vida.

Organizar por dentro!

À medida que comecei a pesquisar como deixar a vida mais prática e leve, abriu-se um novo jeito de pensar  a relação com tudo que tem a nosso redor que de pronto me encantou. Por isso que resolvi começar esse artigo com o título Minimalismo Como (me) encontrei, pois é assim mesmo que sinto. Não encontrei o minimalismo, mas sim, me encontrei nele.

Mas o minimalismo é muito mais do que tirar todas as coisas de casa e viver só com uma cadeira, uma bolsa e um par de tênis; muito menos vestir apenas preto, branco e cinza! Não existem número exatos! Não existem regras rígidas! O que existe são propostas para que você tenha e busque apenas coisas que te farão realmente sentido, ainda que sejam 30 pares de sapato ou apenas 1 bolsa, desde que eles realmente sejam usados e te façam sentir-se bem.

Nesses últimos três anos tem sido um amadurecimento contínuo à medida que busco compreender melhor sua essência e principalmente a me conhecer melhor.

E percebo que quanto mais aprendo e pratico minimalismo, mas consigo me reconhecer nele. Não vou dizer que sempre fui minimalista, nem posso dizer que já sou, pois esse estilo de vida é eternamente aprendizado e transformação.

E quanto mais deixo de valorizar a quantidade de coisas que o dinheiro pode comprar, mais passo a valorizar a quantidade de experiências que podemos ter.

Mudanças que acontecem!

Apenas para citar 3 das inúmeras mudanças que gradativamente estão acontecendo à medida que aprendo mais sobre o minimalismo, posso dizer que 1) reduzi muito o tempo gasto com a manutenção da casa e da organização; 2)reduzi o gasto com itens que acabavam ficando guardados no armário; e 3) aprendi a praticar o desapego não apenas em relação a coisas, mas em relação a toda situação que não me traga alegria.

Fica para outro dia, ou talvez um vídeo (será? rs) as inúmeras conversas que podemos ter sobre o tema! Porque adoro e sei que é um movimento que cresce a cada dia!

Dica de conteúdo sobre minimalismo

Para inspirar você que chegou aqui pela curiosidade sobre o minimalismo vou deixar indicação de dois documentários: Minimalism  e Minimalismo Já.  Esses documentários estão disponíveis no Netflix.

Não demoro e trago aqui algumas ideias de como começar a praticar o desapego e a praticar o minimalismo. Se rolar aquela identificação, quem sabe você não se descobre curtindo esse estilo assim como eu? 🙂

Até breve!

:*

K.

 

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *