9 erros ao limpar a casa para não cometer
Minimalismo Organizado

Limpar a Casa – 9 erros comuns

Olá! Hoje estava limpando os ambientes aqui e pensando nos erros que já cometi ao limpar a casa. Resolvi então listar 9 desses erros e compartilhar aqui. São erros que quando a gente comete, desperdiçam tempo, produtos de limpeza e o resultado não fica tão bom quanto esperado. Aproveita para ver se você também comete esses erros para evitar daqui para frente.

Para a gente não perder muito tempo, vamos logo aos 9 erros ao limpar a casa que fazem perder dinheiro, tempo e não ter um bom resultado. Claro que existem outros erros além desses listados a seguir, mas esses são bastante comuns e fáceis de evitar.

O primeiro erro é não ter um cronograma de limpeza.

Em outras palavras, não ter um cronograma de limpeza significa fazer a limpeza da casa de forma aleatória. Mas, como é isso de fazer um cronograma de limpeza? Como faço para ter um?

É simples.

Você vai dividir primeiro as tarefas e, em seguida, dividir em partes menores. Para exemplificar, digamos que você tenha que limpar a cozinha. Esse cômodo é composto por eletrodomésticos, pisos e paredes, armários, utensílios. Ao fazer o cronograma, você pode separar partes por dia da semana e ainda delimitar o tempo para cada uma delas. O mesmo com todas as tarefas domésticas como lavar roupas, passar entre outras.

A ideia é listar mesmo cada parte que você precisa fazer e, a depender da sua disponibilidade de tempo durante os dias determinados, ir cumprindo cada tarefa do cronograma. Isso pode ajudar bastante, principalmente se você não dispõe de tempo ou de disposição de fazer tudo de uma vez.

Além disso, casa é um ambiente de manutenção diária, então, nada melhor do que fazer um pouco por dia.

Aqui na nossa casa, costumo deixar, também, um calendário desses que a gente imprime até pela internet preso na parede da cozinha.   Em seguida, escrevo nele a rotina de organização e limpeza.  A vantagem disso é que estará sempre a vista e mais fácil de saber o que precisa executar naquele dia.

Limpar antes de Organizar

Se tem algo que atrapalha muito o processo de limpeza da casa é querer limpar antes de organizar os cômodos! Isso vejo acontecer demais entre os homens, mas não estamos nós mulheres isentas desse erro.

A melhor forma de limpar a casa é, primeiro, fazer uma boa organização do ambiente e só depois começar a limpar. E, sempre começar a limpar de cima para baixo. Ou seja, primeiro prateleiras, armários e assim por diante e apenas por último, o chão.

Tirar todos os objetos antes de limpar

Tirar todos os objetos antes de limpar não é algo, necessariamente, errado. Contudo, dá muito mais trabalho, pois primeiro, você tira tudo para em seguida limpar as superfícies e depois cada objeto para colocar de volta. Pense então se não fica mais prático assim: você tira o objeto à medida que já vai limpando a superfície e o próprio objeto e já coloca de volta no lugar organizado.

Muito mais rápido, não é?

Errar a quantidade de produto de limpeza utilizado

Se você reparar bem, na embalagem de todo produto de limpeza tem a recomendação de uso. Em muitos deles há até descrito se pode ser usado diluído ou não e a proporção de diluição. Observar essas quantidades recomendadas é importante para garantir a eficácia e o resultado esperado.

Além disso, se você colocar mais produto do que o correto para determinado uso, você não apenas desperdiça dinheiro como, também, terá um resultado não esperado. Quantas vezes você já ficou com o chão com aspecto engordurado pelo excesso de sabão que colocou na água, por exemplo, na hora de limpar?

Portanto, use a quantidade certa de produto para cada uso. Uma dica que faço aqui em casa e que aprendi com minha mãe é colocar o produto no borrifador.

Lavar os ambientes com água

Eu não estou dizendo que lavar os ambientes com água seja errado. Contudo, não precisa, necessariamente, fazer isso todos os dias não é? Você pode, por exemplo, fazer uma boa limpeza com água, sabão e tudo que tem direito em determinado dia, a depender do seu cronograma, e nos demais dias, fazer a manutenção com panos úmidos (com algum produto de limpeza) ou até lenços de limpeza já próprios para isso.

Um item que acho bem útil nesses momentos também é o mop. Tenho 2 e fiz resenha de vários tipos antes de escolher quais comprar. Vou deixar o link aqui para você ler, caso queira comprar um mop e não sabe qual escolher.

Misturas contendo água sanitária são arriscadas!

Início de 2020 por conta da necessidade de aprender mais sobre como limpar de forma adequada a casa, busquei aprender melhor sobre o uso dos produtos de limpeza. Pensando nisso, na época compartilhei também o que aprendi nessa postagem aqui: Como limpar a casa na quarentena.

E uma coisa que aprendi à época é que água sanitária a gente só mistura com….água! Só! Qualquer outro tipo de mistura é arriscado e pode causar intoxicação.

Outra coisa que aprendi sobre a água sanitária é que ela precisa ser diluída na quantidade certa para que faça efeito. Então, se você, por exemplo, jogar a água sanitária pura direto na superfície, a eficácia não será a mesma. Além disso, a possibilidade de estragar a superfície é grande.

Ah…e mais outra coisa que aprendi sobre água sanitária! Ela precisa ser armazenada em recipiente opaco, em outras palavras, não transparente, pois quando incide luz nela, cerca de 15 a 30 min depois já perdeu sua eficácia.

Outro erro comum é…

erros ao limpar a casa

Utensílios de limpeza de má qualidade

Já passou pela situação de terminar de passar um pano no chão e ele ficar todo cheio de fiapos? Ou então, na primeira lavagem do pano de limpeza ele se esfarelou todo?

Quando o assunto é utensílios de limpeza, é importante também aqui lembrar que “o barato pode sair caro”, seja pelo custo de comprar vários outros em pouco tempo para repor, seja o tempo gasto por ter que fazer novamente porque ficou mal feito.

Após a limpeza com os panos de limpeza

Eu sei que depois de limpar tudo a gente fica muitas vezes cansado, não é? E a vontade é largar os panos todos lá para sei lá quando alguém ir milagrosamente limpar. A realidade não é bem assim, não é? Mas, olha, uma dica é deixar os panos de molho num balde ou até na pia da lavanderia, mas nunca deixe mais do que 3 horas de molho com o produto de limpeza. Além de ser o tempo máximo que a maioria dos fabricantes recomenda, os panos acabam ficando com mal cheiro. Já percebeu isso?

Querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo!

O último dos erros que todas nós cometemos ou já cometemos algum dia é querer ser multitarefas! Querer fazer tudo de fez achando que assim vai terminar mais rápido.

Além de ser muito mais exaustivo, o resultado pode ser pior do que esperado!

Ser multitarefas é querer fazer várias coisas ao mesmo tempo. Todavia, o melhor que você pode fazer para ser mais prática é fazer cada coisa de uma vez e terminar, manter o foco e só depois fazer outra coisa. Evite distrações durante a tarefa, como, por exemplo, ficar olhando o celular ou as redes sociais. Coloque o timer no celular e durante o período que você determinou para aquela tarefa, dedique-se para finalizar.

 

E ai? Quais desses erros você já cometeu ou ainda comete? Com certeza existem muitos outros que podemos evitar. Conta um para a gente?

Abração!

Kíria

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *