Como limpar a casa em quarentena
Minimalismo Organizado,  Organização,  Personal Organizer

Como limpar a casa na quarentena

Olá! Lá no Instagram postei algumas dicas de como limpar a casa na quarentena, mas, resolvi trazer esse assunto também para o blog.  Faço isso porque dessa forma fica mais fácil encontrar todas as informações coletadas até aqui. Vamos lá! Falaremos sobre 3 produtos mais usados e recomendados para desativar o coronavírus.

Primeiramente, algumas observações. Provavelmente, nesses últimos trinta e tantos dias de afastamento social, as palavras coronavírus, álcool gel, água sanitária e sabão (fora outras como número de mortes, letalidade etc) devem ter sido faladas e pesquisada na internet trilhões de vezes.

Tenho certeza que você, assim como eu, também está preocupado com a descoberta de uma vacina e remédio.

Enquanto a ciência não nos socorre com essas soluções, nos resta: evitar circular por aí sem necessidade real, evitar aglomerações, usar máscaras quando sair de casa. Manter a higiene em alta é um grande aliado da saúde (hoje e sempre!). Lavar as mãos e antebraços, não tocar olhos, nariz e boca com mãos sujas.

Além disso, quanto aos cuidados com a nossa casa, as recomendações vão desde “não entrar com calçados usados na rua”,  “lavar as mãos e antebraços assim que chegar em casa”. Também recomenda-se “preferencialmente, tomar banho logo” e não usar a mesma roupa. Colocar a roupa usada na rua para ser lavada. Urfa!

Não bastasse isso, ainda há a preocupação sobre como limpar os ambientes em casa e de todas as coisas que nela chegam: sejam embalagens, alimentos, qualquer coisa!

E para a limpeza em geral, não há melhor forma de desativar o vírus como o uso de 3 produtos de limpeza que são bem comuns e fáceis de achar: água sanitária, sabão e álcool 70%.

Todavia, para que esses produtos funcionem bem no combate ao coronavírus, é preciso saber usar.

Como limpar com sabão:

Se antes você não sabia qual a maneira certa de lavar as mãos, com tantas campanhas e vídeos circulando por aí, tenho certeza que você já sabe os movimentos. Se não souber ainda, mais abaixo tem um vídeo e um gráfico explicando.

Mas, tem que lembrar de sempre fazer certo, sem esquecer nenhuma parte. Eu gosto de fazer sempre a mesma sequência de movimento, pois assim não tem como esquecer quando estiver no “automático”. Uma vez criado e reforçado o hábito, a gente consegue fazer com a segurança que “está certo”.

 

Como limpar as mãos com sabão

No link a seguir, você encontra vídeo do Dr. Drauzio Varela ensinando o passo a passo como limpar as mãos corretamente:

 

 

Mas, COMO LIMPAR A CASA usando água e sabão?

Da mesma forma que o sabão ( qualquer sabão, não precisa ser um especial), é eficiente para limpar bem as mãos contra o coronavírus, assim é para limpeza de todas as superfícies da casa e objetos. Mas, tem que lembrar de limpar bem.

Inclusive, para lavagem de roupas, é possível fazer a lavagem do jeito que já estamos acostumados, com o sabão em pó ou líquido, mas encontrei a recomendação para deixar um pouco de molho.

Todavia, pode ser que usar água e sabão em todas as superfícies não seja possível, então, podemos usar também água sanitária e o álcool 70%.

 

Como limpar usando água sanitária

A água sanitária é uma ótima opção para a limpeza nesse momento, principalmente, por ser mais econômica que o álcool em gel. Além disso, a água sanitária rende bastante.

Sendo assim, busquei informações no site da ANVISA para saber qual a concentração ideal para que a água sanitária seja usada de forma eficiente.

Anota aí:

A água sanitária e alvejantes comuns podem ser utilizados diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies.

Lembre-se de que estes produtos podem deixar manchas em alguns materiais. Para obter a concentração recomendada pela OMS, atualizada em 23 de abril de 202021 , de 0,1% de hipoclorito de sódio, recomenda-se a seguinte diluição:

✔️ Água sanitária: diluir 2 ½ colheres de sopa de água sanitária / 1L água.

✔️ Alvejante comum: 2 colheres de sopa de alvejante / 1L água.

Lembre que esta solução deve ser utilizada imediatamente, pois é degradada pela luz.

Caso ainda reste parte da solução preparada, esta deve ser armazenada em frasco opaco. Nunca misture a solução com outros produtos, pois pode desencadear reações químicas indesejáveis e perigosas.

Não ulizar estes produtos caso tenha alergia a estes. É aconselhável o uso de luvas, máscara e óculos para manuseio seguro destes produtos, pois são corrosivos à pele, olhos e mucosas. (Nota Técnica 47/2020, de 15/05/2020)

Então, pode colocar num borrifador para facilitar o manuseio na limpeza de embalagens, chão, e todas as superfícies.

Essa informação é importante até dias atrás eu não sabia:  a mistura de água com água sanitária seja preparada na hora do uso, pois com o efeito da luz, com o tempo, perde a eficácia contra o vírus. E, como informado na Nota Técnica 47/2020 da Anvisa acima, se for armazenar essa mistura de água sanitária e água, que seja em frasco opaco (que não deixe passar a luz).

98% das pessoas que responderam a enquete nos stories do Instagram, não sabiam dessa informação.

É importante lembrar que usar a água sanitária em grande concentração precisa ser com luvas e demais equipamentos recomendados no trecho acima, pois pode causar alergias e dermatites.

Aqui em casa estamos fazendo isso. Usando em casa a água sanitária e sabão. O álcool em gel e o álcool líquido que ainda temos aqui está sendo deixado para: limpeza das maçanetas da porta de entrada e para quando for preciso sair a rua. Todo o restante tem sido com sabão e água sanitária.

 

Álcool 70%  (gel ou líquido)

Em 2002 a Anvisa recomendou a suspensão da venda de álcool 70% líquido, devido a enorme quantidade de acidentes causados pelo uso incorreto, uma vez que é uma substância altamente inflamável.

Todavia, devido a situação atual, em março de 2020, foi autorizada novamente a comercialização na embalagem de até 1 litro do álcool 70%.  Contudo, é fundamental redobrar os cuidados e dar preferência por usar o álcool 70% em gel.

O álcool 70% em gel é mais recomendado por ser um pouco mais seguro que o líquido. Mas, claro que é preciso tomar todo cuidado, pois, continua sendo inflamável. Ele é a melhor opção quando não temos água e sabão disponível para higienização das mãos, objetos e superfícies. Além disso, é o mais fácil de ter sempre a mão.

No início da pandemia (e da quarentena) estava sendo bem complicado achar o álcool em gel e os que achávamos, estavam super caros!

Para piorar, ainda as notícias sobre falsificações do produto me deixaram com o pé atrás de comprar. Então, deixei os 2 frascos que tinha aqui e que tinha comprada há meses para quando precisasse sair a rua. Estão durando até agora, pois em casa damos preferência a usar a água sanitária e o sabão.

 

E o vinagre de álcool? É eficiente para desativar o coronavírus?

NÃO!

Apesar de já ter encontrado quem diga que sim. Inclusive, circula por aí vídeos de pessoas dizendo que é uma ótima opção, mas…não é! O vinagre não é capaz de desativar o coronavírus.

E não sou eu que estou dizendo! É o Hospital Osvaldo Cruz: É fake: é falso que vinagre é mais eficiente que álcool gel na proteção contra o novo coronavírus.

Uma dica fundamental!

Sempre que você quiser informações sobre como combater o coronavírus, dê preferência a sites confiáveis, como a Anvisa, a Fiocruz e o site do Ministério da Saúde.

Informação extra:

Para completar esse artigo, aproveito para compartilhar o vídeo de Átila Iamarino que ensina como se proteger da COVID-19.

 

E aí? Você já está limpando a casa (e tudo o mais) com esse produtos? É bem complicado nesse momento essa sensação de que não podemos vacilar ou falhar nesses cuidados.

Ainda que a gente sempre tenha usado esses produtos para limpar a casa, agora há uma exigência maior de atenção. É bem cansativo, não é? Não digo só fisicamente, porque nisso, uma boa noite de sono resolve. É cansativo mentalmente.

É cansativo a alta responsabilidade pessoal, familiar e social que tudo isso envolve.

Mas, seguimos em frente fazendo nossa parte e com a consciência tranquila por estarmos tentando fazer tudo certo.

:* K.

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *