Minimalismo e organização. Como essas duas palavras poderiam ser sinônimas!
Minimalismo,  Minimalismo Organizado,  Organização,  Personal Organizer

Sobre Organização e Minimalismo

Falar sobre Organização e Minimalismo é como falar de duas palavras que poderiam muito bem serem sinônimas, mas não são! Para falar a verdade, existe uma grande possibilidade de uma pessoa até ser bem organizada, mas não ser nada minimalista, mas quando esses dois conceitos se entrelaçam, a vida fica muito muito mais fácil! Por isso, resolvi escrever esse artigo para falar sobre organização e minimalismo e porque você deveria dar mais crédito a essas duas palavras juntas!

Para você entender como tudo começou

Há algum tempo, contei que tudo começou com a leitura do livro da Mari Kondo e que depois disso passei a querer organizar tudo em casa. Também foi através dessa leitura, buscando mais informações, que me deparei com a palavra “minimalismo”, não só relacionado a questões estéticas ou de decoração escandinava!

A medida que fui organizando e simplificando, as rotinas começaram e melhorar e assim passamos (eu e meu marido) a ter mais tempo livre para descansar, curtir o que a gente gosta, nos dedicarmos a novos projetos. Não perco mais tanto tempo organizando a casa, escolhendo o que vestir, enfim, tudo começou a fluir de uma forma melhor.

Tanto gostei disso que comecei a escrever o blog exatamente para contar “para todo mundo” sobre. Assim também surgiu o perfil no Instagram. Quando tudo começou, eu queria apenas aprender sobre organização e minimalismo. Queria aplicar na minha vida e também ajudar outras pessoas, as inspirando a serem mais livres de tantas regras de “você tem que ter” ou escravas de uma casa entulhada e cheia de coisas para arrumar!

Aconteceu que essa transformação, que não foi de um dia para outro, me fez ter cada vez mais vontade de ajudar mais pessoas. Consequentemente, acabei descobrindo que teria como aprimorar esse conhecimento que estava adquirindo e foi assim que decidir fazer o curso para personal organizer.

Eu poderia ser Personal Organizer?

Sim, eu já conhecia a profissão Personal Organizer. Já tinha lido a respeito, visto vários vídeos no Youtube de pessoas que trabalham com isso.

Contudo, até então, eu não tinha pensado em também ser Personal Organizer. Inclusive, ano passado, antes de lançar o site e o Instagram do Minimalismo Organizado, gravei um vídeo sobre a intenção de começar a compartilhar sobre o assunto “minimalismo”. Nesse vídeo disse que compartilharia dicas sobre organização e minimalismo “sem ter a pretensão de ser personal organizer”. Ainda bem que nunca publiquei esse vídeo rs.

Lembro bem que dizer “não  tenho a pretensão” foi a forma de dizer que apesar de gostar muito de organização, eu não me sentia uma pessoa organizada ao ponto de ser personal organizer. Todavia, acompanhando a professora do curso nas redes sociais entendi que a organização pode ser desenvolvida como um hábito. Sim! Comecei a praticar esse hábito e vi uma grande transformação!

E foi assim, depois de muito pesquisar, analisar, experimentar, que resolvi ser também personal organizer para ajudar outras pessoas a terem uma vida mais tranquila e prática com os ambientes organizados!

 

seja um personal organizer de sucesso

Comecei a fazer o curso para Personal Organizer!

Então! Essa é uma grande novidade que aconteceu em minha vida semana passada! Eu fiquei tão eufórica quando vi que algo que tinha pensado em concretizar ano que vem, poderia começar a ser posto em prática ainda esse ano!

O curso é todo feito on line e o acesso é imediatamente após a confirmação do pagamento. As aulas são muito bem explicadas e exemplificadas. Ao final receberei um certificado de conclusão. Antes de começar, pensei “vou aprender bastante para aplicar em minha casa”, mas agora, com as orientações do curso, vejo que posso transformar em uma segunda profissão, pois estarei transformando uma habilidade em algo rentável e que poderá ajudar muitas pessoas.

Ainda que você nem tenha pensado em ser Personal Organizer antes, acredito que esse curso é muito valioso para quem deseja aplicar os aprendizados na própria casa. Mas, você, assim como eu, vai perceber que estará diante de uma possibilidade de rentabilizar uma necessidade tão grande nos dias atuais: todo mundo quer simplificar e organizar para melhorar as rotinas do dia a dia e ter uma vida mais livre para aproveitar! Você poder alinhar uma profissão ao que os outros precisam é valioso!

Agora, vamos a pergunta:

Afinal, é possível organizar sem simplificar?

Minimalismo e organização tem tudo a ver, isso já entendemos, pois fica mais fácil organizar quando você tem menos coisas para arrumar, certo?

Casar os conceitos de minimalismo com os conceitos de organização é uma ótima opção para quem quer facilitar ainda mais o dia a dia (e até as decisões que precisa tomar).

Mas, é possível organizar sem simplificar?

Se nós usarmos a palavras “simplificar” no sentido de “deixar mais fácil”, acredito que não é possível organizar sem simplificar. Ao contrário, a gente estaria só pensando em “como esconder a bagunça” e vamos combinar, que esconder bagunça não ajuda em nada!

Eu acredito no Minimalismo Organizado e numa Organização Minimalista. Por outro lado, sabendo que como personal organizer, muitas vezes não terei um cliente minimalista, poderei apenas orientar com alguns conceitos e conversas amigáveis, mas sempre respeitando o estilo de vida da outra pessoa. Isso estou aprendendo muito bem no curso!

E aí? Você já pensou em transformar a organização em uma habilidade e essa habilidade em profissão? Conta aqui, me manda uma mensagem…quem sabe a gente não faz esse curso juntos?

Kíria

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *