5 dicas para organizar o guarda roupa. Dicas de organização. Armário Cápsula. Organize tudo.
Minimalismo Organizado,  Organização

5 dicas para Organizar o Guarda-Roupa!

Olá! Que tal 5 dicas para organizar o guarda-roupa? O seu guarda-roupa vive desorganizado? Então confira essas dicas e coloque tudo no lugar hoje mesmo! Não sei por aí em seu guarda-roupa, mas o meu deve ter um bicho bagunceiro morando ele, porque se eu vacilar, vira bagunça! Sim! Vira bagunça apesar de gostar de organização e pesquisar bastante sobre isso e como a organização facilita nosso dia a dia!

Por isso, lá no Instagram do Minimalismo Organizado (@a_kiriacardoso) esse tema está sempre presente!

No Desafio 30 dias de Minimalismo que fizemos por lá, um do itens foi “Arrume seu Armário” e pensando nesse desafio, trago cinco dicas para te ajudar nessa tarefa árdua de organizar e manter o armário arrumado! Vamos lá!

Atenção! Tem aula gratuita ao final desse texto!

1. Comece por uma parte menor:

O Método Konmari  sugere que “tudo seja organizado de uma vez”, mas às vezes essa sugestão não funciona na prática. O Método Konmari  criado pela Mari Kondo está super em alta, principalmente depois que passou a ser disponibilizado no Netflix a série “Ordem na Casa”. Todavia, eu assisti só uns 2 episódios. Achei melhor a leitura do livro mesmo, pois assim a gente compreende o todo do método.

Como você pode perceber, é um método para quem vai resolver tudo de uma vez. Se esse método funcionar bem por aí, ótimo! Mãos na massa! Quer dizer, na bagunça! Por outro lado, pode ser que você não tenha esse tempo para começar e terminar de uma só vez e o possível seja começar por uma parte menor!

Então, escolha uma gaveta, uma cômoda ou o maleiro e simplesmente comece e aí sim, pare apenas quando terminar!

2. Limpe o espaço antes de organizar:

Aproveita que está vazio e já tira a poeira. Como eu sei que o material do meu guarda-roupa não vai manchar usando álcool gel na parte interna (conversei bem isso quando contratei o marceneiro) eu passo um pouco com um paninho macio de limpeza.

Há várias receitinhas de produtos naturais que você pode fazer em casa e que são super fáceis de achar! Basta pesquisar no Google que você vai achar várias! Uma coisa que aprendi com o tempo é que a gente precisa saber qual produto de limpeza vamos usar para não estragar os móveis, não amarelar (já perdi um móvel lindo antes de aprender isso :/).

3. Avalie se vai manter o item ou se vai descartar:

Chegou um momento que eu adoro! Você já tirou tudo e já limpou o espaço; o próximo passo é separar os itens em categorias: manter/doar/vender/descartar.

  • Manter: no método Konmari há a sugestão de perguntar a si mesmo se aquele item te dá alegria. Confesso que às vezes acho meio estranho quando assisto, mas o sentido é “aquele te traz boas memórias, você usa, você se sente bem com ele?”, então deixe o item!
  • Doar ou presentear: aqueles itens que você não quer mais, porém estão em bom estado, você pode doar ou presentear alguém.
  • Vender: eu sempre coloco essa a venda também como uma opção de destino porque precisamos desmistificar a ideia de que é “feio” vender coisas que não queremos mais ou a falsa ideia de que quem “vende itens usados é porque está precisando do dinheiro”. Primeiro: isso não tem nada a ver, é só questão de mudança de mentalidade. Não que você não vá nunca mais doar nada porque vai vender tudo. Procure o equilíbrio e faça da forma que se sentir melhor, sem pensar tanto  no que os “outros vão pensar”. Segundo: tudo bem precisar de dinheiro, não há nada de “feio” nisso. Todo mundo precisa de dinheiro. Simples assim.
  • Descartar: Tudo aquilo que não se encaixou nas categorias anteriores você deve descartar. Dê a destinação correta para cada item, mande para reciclagem…enfim, só não deixe entrar novamente no seu espaço organizado!

 

4. Pesquise maneiras de organizar:

Uma observação que eu gosto bastante no Método Konmari é que diz que tudo que você precisa para organizar, você já tem! Isso quer dizer que você pode reaproveitar caixas de sapatos, por exemplo para fazer organizadores de gavetas!

5 dicas para organizar. Organizar guarda roupa. Caixa organizadora. Faça você mesmo.

Além disso, você pode aprender várias dobras diferentes para suas roupas e assim aproveitar melhor o espaço e a manutenção da organização. Sem falar que tudo dobradinho fica bem mais “bonito de se ver”.

5 dicas para organizar. Organizar guarda roupa. Dobra de calça.

Existem várias inspirações e tutoriais na internet.

5. Divida por Setores para facilitar:

Para completar essas 5 dicas para organizar o guarda-roupa, a última dica é “cada coisa em seu lugar” literalmente! Separe por setores de itens em comum. Por exemplo, tenha o espaço certo para as camisetas, para as roupas de dormir, para as roupas íntimas, etc., porque isso facilitará muito na hora de procurar alguma coisa para usar e também para manter a organização!

5 dicas para organizar. Organizar Guarda roupas. Roupas. Armário cápsula.

DICA EXTRA: CRIE UM NOVO HÁBITO!

Sim! Do mesmo jeito que os dias, meses (anos? Ouvi anos?) de desorganização tomaram conta da rotina (e do guarda-roupa!) você também pode desenvolver um hábito totalmente oposto! Se desafie por alguns dias a manter a organização que você fez (que acha de fazer um desafio de 30 dias organizado?)!

Acredito que depois desses dias colocar tudo no lugar assim que não mais estiver em uso será mais automático.

E aí? Gostou dessas 5 dicas para organizar o guarda-roupa? Quais dicas você daria para uma pessoa manter o guarda-roupa arrumado?

Você deve pensar: Kíria, você deve ser super organizadinha! Será? Estou sempre pesquisando maneiras de organizar melhor exatamente porque é um eterno aprendizado! Mas, a gente consegue! Organização é uma habilidade que podemos desenvolver!

AULA GRATUITA!

Organizando o guarda-roupa (Clique AQUI)

 

:*

K.

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *