Tire suas metas do papel com esses 6 passos
Minimalismo Organizado,  Organização

Tire as Metas do Papel com esses 6 passos. Comece hoje mesmo!

Olá! Nesse artigo te conto os 6 passos simples para que você tire as metas do papel começando hoje mesmo! Pouco importa que já estamos em Outubro e que faltem só três meses para o fim de 2019! Em três meses muito pode acontecer, só precisamos ter foco e priorizar quais daquelas tantas metas que foram traçadas no início do ano precisarão de uma atenção especial!

Algumas das minhas metas consegui executar! Outras só agora comecei a me dedicar para que aconteçam! Então, vou deixar aqui alguns passos para seguir e assim chegar ao fim do ano com êxito nelas!

Vamos lá!

1. (Re)faça sua lista!

Caso você não tenha feito uma lista no início do ano, tudo bem! Poderá fazer agora!

Eu não cheguei a fazer uma lista escrita, mas tinha uma lista mental do que queria fazer esse ano. Isso não ajudou muito a começar a executar os “projetos” que é como gosto de chamar as metas desde que comecei a ler um pouco sobre GTD – Getting Things Done (falarei disso mais para frente). Não ajudou muito, pois deixar os “projetos” na mente ocupa muito “espaço” e trava a criatividade necessária para desenvolver.

Só quando transcrevi para o papel as ideias e projetos é que pude começar a ter uma perspectiva de como começar a trabalhar.

Então, não precisa ter uma pressa enorme em pegar o papel e anotar, mas depois de pensar um pouquinho no que você quer realizar nesse ano ou pelo menos, apertar o botão de start, sugiro que escreva e comece a transformar as metas em algo “palpável”.

2. O que não é visto não é lembrado

Deixe suas metas/projetos à vista.

Seja numa agenda ou em um boullet journal, aplicativo de celular, ou até mesmo num quadro na parede…deixe a vista!

Criei o hábito de todo dia pela manhã ao acordar e a noite antes de dormir visualizar as metas. Comecei a desenvolver esse hábito há uns 40 dias, mais ou menos, e tem sido muito eficaz. Inclusive, ajuda a ter lucidez e com o tempo ver se precisa de adaptação (isso não quer dizer que vá mudar de meta toda hora, só porque não conseguiu executar, não é? Essa adaptação serve para checar etapas e ver se essas estão de acordo com o fim desejado).

3. Divida em partes menores

Facilita muito, mas muito mesmo! O momento inicial “pensar” e identificar as partes menores que compõem uma meta/projeto nos faz ter lucidez. Dividir uma meta em “metinhas” é bem mais aceitável para nossa vida tão corrida e ajuda a evitar a procrastinação e o desânimo.

Digamos que você quer organizar sua vida financeira, ou sua casa, ou apenas perder alguns quilos.

Fica muito mais fácil “ter 100 mil reais” ou dividir essa meta em metas menores, tão menores quanto seja possível você dizer “opa, assim consigo começar a fazer!”? Mesmo raciocínio serve para organizar a casa, ou emagrecer.

Essa é um dos passos que considero mais importante para que você tire as metas do papel.

4. Recompensa para cada etapa concluída

Identificadas as metas e as prioridades, identificados os passos a seguir para executar, que tal deixar uma recompensa a cada etapa concluída?

Particularmente, acho isso muito estimulante e por aqui funciona muito! Seja quando quero fazer uma “dieta” (ou reeducação alimentar, que é o mais adequado e seguro) ou quando estou saindo do controle em relação as finanças, sempre busco uma recompensa após o período de “dedicação total” para a meta ou “metinha” estabelecida.

5. Estabeleça um limite temporal

Determine um prazo realista para a conclusão da meta.

Proponha terminar determinada etapa até uma data ou hora específica e se dedique a fazer acontecer! Claro que imprevistos acontecem e vez ou outra surgirá a necessidade de readaptar os prazos. Essa é mais uma vantagem de estar sempre revisando as metas periodicamente, para adaptação.

6. Seja flexível e não se culpe

Seguindo essas etapas sugeridas acima, é hora de começar a executar!

Passo por passo, um dia de cada vez, com calma, respirando fundo e mantendo a lucidez e a criatividade!

Tenha determinação, mas também flexibilidade quando alguma coisa sair do controle (porque sempre sai) e a lucidez de conseguir se readaptar às novas situações.

Se você é uma pessoal ansiosa (como eu), não se culpe se alguma coisa fugir do “esperado”, pois não é possível manter o controle 100% do tempo, mas podemos a todo tempo traçar novos caminhos para então retomar as metas estabelecidas!

Esse último passo é muito importante para que você tire as metas do papel, pois às vezes, por sermos muito exigentes com os nossos resultados esperados, paralisamos quando não conseguimos avançar nos objetivos.

 

O que achou desses 6 passos? Espero que eles te ajudem e que você tire as metas do papel a partir de hoje mesmo! Mãos à obra!

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *