10 autocuidados que você deve ter na quarentena
Minimalismo,  Minimalismo Organizado

10 Autocuidados para a quarentena

Como anda seu autocuidado nessa quarentena? Ficar afastado de tudo e de todos não é fácil, a cabeça pode dar um nó vivendo tudo isso, mas precisamos nos cuidar. Pensando nisso, separei 10 autocuidados que a gente pode ter para que esses dias “afastados” não afetem nossa autoestima.

Agora que já aprendemos a lavar as mãos, a limpar bem a casa e a desinfetar tudo que chega em casa, que prendemos que devemos usar máscaras quando sairmos de casa, como confeccionar máscaras em casa, como as lavar de forma segura, precisamos também reforçar nosso autocuidado. Afinal, nosso bem estar é fundamental para nossa saúde (física e mental)!

O autocuidado é necessário pois, de nada adianta estarmos num ambiente super limpo e arrumado se nossa mente não estiver bem.

Sendo assim, todos os dias, procure amar-se.

A seguir, listeis 10 autocuidados para te ajudar de maneira prática a demostrar amor por si mesmo.

 

10 autocuidados para essa quarentena

 

✔️ Tire o pijama e vista uma roupa que você goste.

Primeiramente, eu gosto sempre de reforçar que tirar o pijama pela manhã e vestir uma roupa que você goste, ainda que seja uma roupa “confortável” de “ficar em casa” (Você tem uma dessas por aí? Não vale camisa de propaganda, certo? rs) é um primeiro gesto de autocuidado.

Isso porque, ao tirar o pijama e vestir outra roupa, você já envia para o cérebro a mensagem de que “o dia começou”, “estou proto/a” para ele!

Em seguida, lave o rosto e pentei os cabelos. Tenho certeza que ao se olhar no espelho nesse momento, você vai se sentir bem com o que vê.

Além disso, escove os dentes. Não sei se você tem costume de escovar antes ou depois do café da manhã. Mas, escove. Parece bobagem te dar esse conselho, não é? Não é. Quando estamos muito “pra baixo” uma das coisas que primeiro deixamos de fazer é cuidar de hábitos de higiene básicos.

 

10 autocuidados que você deve ter nessa quarentena

✔️ Que acha de uma maquiagem leve?

Se não faz sentido para você se maquiar estando em casa, tudo bem, mas não deixe de passar um hidratante com um cheirinho gostoso. Garanto que isso vai fazer super bem. Aproveita e passe um hidratante labial também, cremes nas mãos. Esse carinho é especial e você merece!

Algo que você pode fazer mesmo enquanto está mais em casa é buscar aprender a fazer auto maquiagem. Além de ser algo divertido de aprender, estará desenvolvendo uma habilidade nova, caso você queira se aprofundar futuramente e quem sabe até oferecer serviço nessa área.

✔️ Se for homem, não deixe a barba mal feita.

Você também precisa se sentir bem com a imagem que vê no espelho. Os autocuidados de higiene também são para você, ok? More sozinho ou não, cuide da sua higiene. Isso é saúde! 😉

✔️ Não cheque as notícias o tempo inteiro.

Prefira ler um livro que tenha uma leitura leve. Não digo para ficar alheio a tudo que está acontecendo, mas, separe um momento para se informar, de preferência não à noite, pois, se você for como eu, as notícias vão te tirar o sono e qualidade de sono também é importante para nosso bem estar e imunidade.

10 autocuidados na pandemia

✔️ Ore, medite, desconecte por alguns minutos. Eleve seus pensamentos para a paz interior.

Aqui você pode buscar assistir cultos on line, missas, palestras. Uma boa opção também é buscar meditações guiadas. É possível usar a versão gratuita de vários aplicativos no celular. Vale a pena experimentar! <3

✔️ Faça suas refeições com carrinho

Prepare seus alimentos com cuidado, experimente novas formas de cozinhar, faça aquela receita que sempre quis, mas nunca se aventurou. Ponha a mesa e alimente-se com calma. Nunca foi tão importante viver cada pedacinho do dia como se fosse único. Porque na verdade, é. 

Aqui em nossa casa estamos buscando fazer novas receitas e como aqui todos nós gostamos de bolos, toda semana tenho testado uma receita nova.

Aproveito para deixar a indicação do e-book Bolos Caseiros da Vovó, pois se você for como eu, que adora um bolinho que nos remete boas lembranças ao mesmo tempo que nos faz criar novas memórias afetivas, esse livro/apostila é o indicado! 😉

Aqui uma observação sobre o e-book Bolos Caseiros da Vovó: nele aprende não só as receitas,  mas também a possibilidade de trabalhar na confecção desses bolos, seja como renda principal ou como renda extra, tão importante nesse momento. Dá uma olhada na página de vendas clicando nesse link que nela tem um vídeo explicativo e também todas as informações sobre.

Outra indicação é de um perfil no Instagram, o Feed me a Good Food

Calma! Apesar do nome em inglês, é perfil brasileiro!

Todos esses links acima são para não termos desculpas tais como “não sei cozinhar” “não me dou bem na cozinha“. Tenta! Vai ser divertido e gostoso!

autocuidados nessa quarentena. cozinhe algo que você gosta

✔️ Gaste seu tempo com coisas prazerosas.

Curta quem está junto com você. Faça vídeos chamadas para quem está longe. Busque manter-se conectado com as pessoas que você ama, estejam elas aí do seu lado ou à distância. Converse sobre coisas prazerosas.

Descubra novas formas de se divertir, experimente novas atividades de lazer! Já imaginou fazer um curso de pintura, ou quem sabe aprender violão ou teclado?

Aqui vão algumas sugestões que você pode experimentar nesse momento “mais em casa”:

Fazer artesanato também é um ótimo programa de lazer. Tenho várias amigas que fazem tricô, croché. Acho lindo! Pode ser que essa seja uma habilidade que você queira aprender e criar lindos projetos para sua casa e família, para presentear e, quem sabe, até vender.

Mas, caso você sempre tenha tido vontade de aprender a fazer croché, mas ficou protelando começar, uma opção passo a passo e com vídeos ensinando é esse Croché passo a passo (link) com mais de 3  mil gráficos (também gráficos de amigurumis) e vídeos aulas explicativas!

São, enfim, muitas opções de lazer que você pode experimentar no conforto da sua casa, além de leituras, filmes…bom sair do lugar comum e experimentar.

✔️ Trabalhe ou estude.

Pense alternativas para quando voltar a trabalhar. Mas cuidado com a pressão da super produtividade. Tenha momentos de pausa.

E nesse ponto, a proposta é que você também aproveite para descobrir novas habilidades e diversificar alternativas de fontes de renda.

Eu sei que esse site não é sobre isso, mas não poderia deixar de dar essa sugestão, pois é exatamente uma das coisas que tenho buscado fazer nessa quarentena, mesmo não estando com “tanto tempo disponível assim”, devido a minha rotina de trabalho remoto, filho, cuidados com a casa etc., mas, separar também um tempo para buscar essas outras alternativas tem sido bom para a mente, pois tenho a certeza que sou auto responsável pela minha atual e futura situação financeira.

Essa mesma recomendação serve para você que está estudando. Seja para o ENEM ou vestibulares, para concursos, para a OAB ou para uma nova profissão.

Se tem algo que aprendi desde muito nova (e digo isso como ex estudante de escola pública, que fez faculdade pública, estudou para concursos e teve bons resultados nisso) é que nós devemos ser auto responsáveis pela construção do nosso conhecimento. Ainda mais hoje que temos um mundo imenso de conteúdos, cursos on line disponíveis e com preços bastante acessíveis em muitos casos (comparando-se a cursos presenciais, por exemplo, e também com o ganho que esse conhecimento trará para a vida pessoal e profissional). Não desperdice o tempo que você tem (seja ele muito ou pouco).

Se quiser conversar sobre isso, me manda uma mensagem que te conto várias alternativas que você pode buscar depois que entender um pouco o seu perfil de interesse. Pode mandar um e-mail para contato@minimalismoorganizado.com ou uma mensagem aqui no site: Contato Minimalismo Organizado

✔️ Mantenha a mente positiva

Isso é muito importante. Ser positivo não significa que você será alheio ao que está acontecendo, mas, que seu estado mental está “sobre controle”. Se for preciso,  não exite em procurar ajuda de psicólogos. Muitos estão atendendo on line.

mantenha seus rituais de beleza na quarentena

✔️ Rituais de beleza

Mantenha seus rituais de beleza.

É bem complicado a gente não poder ir a um salão no momento, uma vez que estão fechados (aqui na minha cidade o comércio ainda está fechado) e, quando forem reabertos, acredito que haverá restrições de circulação dos clientes (hora marcada mais rigorosa, por exemplo e evitando que muitos estejam nele ao mesmo tempo, só para citar exemplos do que pode acontecer).

Mas, apesar de não podermos ir a um salão, não podemos deixar de ter aquele dia especial na semana para fazer um “spa day” que é um momento que você tira para cuidar de você com mais calma ainda: hidratação de cabelos, fazer as sobrancelhas (veja tutoriais na internet para não fazer besteira, hein? rs), fazer as unhas (também há vários vídeos na internet e ainda que você não queria esmaltar, só em fazer a limpeza delas já fará uma grande diferença!).

Aqui deixo um vídeo ensinando a fazer as sobrancelhas de forma correta: Como fazer as sobrancelhas sozinha

E aí? Você tem praticado esses 10 autocuidados nessa quarentena?

Cuidar-se é uma forma carinhosa de mostrar amor por nós mesmos. 😉

Um abraço

Kíria

Quem é Kíria Cardoso – Minimalismo Organizado:

Se quiser saber mais um pouco de quem faz o  Minimalismo Organizado, você pode clicar AQUI !

Você também pode nos acompanhar no Instagram 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *